01 junho 2015

Crianças, hoje é o vosso dia. . . além de todos os outros, claro!


Hoje é Dia Mundial da Criança,  o dia assinalado para a comemoração dos direitos das crianças. Embora todos os dias devam ser dias das crianças, hoje é aquele dia em que há um miminho especial, seja um pequeno presente ou um programa diferente. Calhando a uma segunda feira, muitas famílias já o comemoraram no fim de semana.
A título de curiosidade, no Dia Mundial da Criança comemora-se a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, o que não aconteceu a 1 de junho mas sim a 20 de novembro de 1959, sendo essa a data oficialmente reconhecida pela ONU como Dia Universal das Crianças. A data de comemoração deste dia varia de país para país  (por exemplo, na Noruega é a 17 de maio, na Alemanha é a 20 de setembro e no Brasil é a 12 de outubro), tendo sido o dia 1 de junho o escolhido pela maioria dos países, entre os quais Portugal.
Para mim, o 1 de junho sempre foi um dia com duplo significado, pois além de ser o Dia da Criança é também o dia de aniversário do meu irmão. Por isso mesmo, costumo brincar com ele dizendo-lhe que por muito que tente, nunca deixará de ser criança!

Na realidade, até é bom que assim seja: devemos crescer e tornarmo-nos responsáveis pelas nossas decisões, pela nossa vida e pelos que dependem de nós, mas devemos manter a criança que há em nós, não perder o sentido de humor, a capacidade de ver o lado bonito das coisas e a vontade de seguir o arco-íris até ao fim para encontrar o pote de ouro. Só assim se consegue viver e aproveitar o melhor possível a vida. Também é a melhor forma de conseguirmos entrar no mundo mágico das crianças para melhor entendermos os nossos filhos e brincarmos com eles. Desde que sou mãe, tudo isto me faz ainda mais sentido.
Quanto a mim, este é o melhor presente que posso dar às minhas filhotas: estar presente, tanto quanto possível, quer nas horas "chatas" das rotinas diárias (comer, pôr a dormir, etc.), como nas horas de brincadeira, a brincar muito com elas e a enchê-las de beijinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)