30 junho 2016

6 dicas importantes para tirar fraldas a gémeos

Chegado o verão, já só pensamos em aproveitar o ar livre, a praia, a piscina, gelados, férias!! Mas para quem tem filhos pequenos, com idades por volta dos 2 anos, o verão é aproveitado também para outra coisa... largar as fraldas! Deixar de usar fralda é um passo importante no desenvolvimento das crianças, que aos poucos vão deixando de ser bebés (claro que continuam sempre a ser os nossos bebés, mas isso é outra história), e é também um alívio na carteira dos pais, convenhamos. No caso dos gémeos, como devem calcular, o alívio é um pouco maior ;)

Quem já passou por esta fase sabe que não é fácil. Se com algumas crianças até corre bem, com outras nem por isso, há até quem não consiga tirar a fralda logo na primeira fase de tentativas e tem de deixar passar um tempo até tentar novamente. Mas é mesmo assim, faz parte do crescimento dos miúdos e cada um tem o seu ritmo. Agora imaginem passar por este processo com gémeos... Tirar as fraldas a duas crianças ao mesmo tempo pede um esforço acrescido, mas tudo se faz, tudo passa e quando se derem conta, já nem se lembram do tempo em que faziam stock de fraldas nas promoções do supermercado!

As minhas filhas deixaram as fraldas no ano passado, mais ou menos por esta altura, e partilhei-o aqui. Connosco foi relativamente fácil, os primeiros dias nem tanto, mas gradualmente foi melhorando e elas acabaram por deixar as fraldas de dia rapidamente. E pouco tempo depois começaram a pedir para dormir à noite também sem fraldas, portanto acho que até correu muito bem!

O ano passado publiquei um post com algumas sugestões de livros e acessórios para ajudar no desfralde; hoje lembrei-me de fazer uma pequena lista para ajudar quem esteja a passar esta fase com os seus pequenitos:

💕 Começo por dizer para terem muita paciência, acreditem!
💕 Tenham muitas cuequinhas prontas para usar - vão haver muitos deslizes e mesmo a roupa secando rápido no verão, é melhor estarem prevenidas...
💕 Escolham roupas práticas que facilitem as idas ao bacio / à sanita - saias ou vestidos sem tapa-fraldas, calções ou calças só de elástico (sem botões) ou, se estiverem por casa, porque não deixá-los só com t-shirt e cuecas?
💕 Bacio ou redutor? Embora, na minha opinião, o redutor seja mais higiénico e dê menos trabalho a usar, o melhor será experimentar os dois com ambas as crianças para verem a qual se adaptam melhor (até pode dar-se o caso de uma gostar mais do bacio e outro mais do redutor).
💕 Tenham paciência, muuiiita, volto a reforçar...
💕 Se acharem melhor, desfraldem um de cada vez - lá porque são gémeos não quer dizer que estejam os dois preparados para deixarem as fraldas ao mesmo tempo, optem por começar pelo que vos parecer mais preparado (pode demorar mais tempo a concluir todo o processo, mas também tem a sua eficácia e poupam alguma energia, além de que ver o irmão / irmã sem fralda poderá ser um incentivo para o outro / outra).
💕 Se estiver a ser mesmo muito difícil, poderá querer dizer que ainda não é a altura certa... será melhor deixarem passar um tempo e voltar a tentar quando as crianças estiverem mais à-vontade.


Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, é importante para mim saber a sua opinião :) :)