24 fevereiro 2016

O dia em que os protagonistas do jantar foram o rato e o frango


Não, não foi uma ementa estranha para o jantar! É que até ontem, os ratos cá em casa eram "gatos" e os frangos eram "pangos", mas agora já são chamados pelos devidos nomes - não em todos os casos, mas já explico melhor.

As letras f e r não são fáceis de pronunciar pelos mais pequenos e as minhas filhas não são exceção, daí que tenhamos ficado tão contentes com este pequeno avanço na fala delas. Elas falam pelos cotovelos, contam grandes histórias e conversam muito uma com a outra e com os bonecos, mas ainda falta dizerem corretamente algumas letras. Na véspera, a H queria dizer gato, enganou-se e disse rato, com um som rrr bem percetível e eu elogiei-a; a B também tentou, mas não conseguiu. Então ontem durante o jantar pedi à H que dissesse novamente para o pai ouvir e ela repetiu, já a B encolheu os ombros e disse "vou expimentá" mas o rrr não lhe saiu. Não faz mal, não consegues ainda mas vais conseguir também, dissemos-lhe nós. Eis que logo a seguir ela diz "hoje não quero fruta", muito bem dito! Pedi-lhe logo para dizer faca, frango e frigorífico e ela disse tudo bem (ok, o frigorífico ainda não saiu lá muito bem, estou a exagerar, mas estamos no bom caminho!). Aí foi a vez da irmã tentar dizer também a letra f, mas sem sucesso - já tinha tido o seu momento com o rrr.

Conclusão: a partir de ontem, o rato é mesmo rato por parte da H, mas pela B, um rato continua a miar; o frango é finalmente frango se for chamado pela B, mas continua a ser apenas um pango na boca da H; a fruta deixou de ser constantemente ofendida, agora só é p*ta se for a H a dizer! Por isso é que disse no início que as coisas já são chamadas pelos devidos nomes mas não em todos os casos!

Ah! E apesar da tentativa com uma nova "habilidade", nenhuma delas se safou de comer a fruta a seguir ao jantar! ;)



Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)