23 setembro 2015

As nossas primeiras férias a quatro


Dizem que o outono chegou hoje, mais propriamente às 09:20 horas da manhã. Dizem que sim, mas o sol e as boas temperaturas continuam a fazer-nos companhia e ainda bem! Aproveitando este solinho bom, publico hoje um post já prometido há alguns dias, antes que deixe de fazer sentido! ;)









Praia, piscina, sol, bom tempo, bolas de berlim!... Fomos de férias só em setembro, quando rumámos ao Algarve para passar uma semana em Alporchinhos, mas ainda tivemos sorte com o tempo e apanhámos uns belos dias de sol e calor. Esta foi a primeira vez que fomos de férias com as meninas para mais longe e elas adoraram! Gostaram muito da casa que alugámos, principalmente da linha reta que o corredor fazia com o quarto (era uma pista de corridas!) e das varandas com vista para a piscina e o mar ao fundo. Gostaram tanto que já diziam que não queriam vir embora! Da praia e da piscina nem se fala! Íamos de manhã à praia, voltávamos a casa para almoçar e para a sesta delas (repouso dos pais) e depois seguia-se a piscina - não houve um único dia em que elas não quisessem ir a um dos sítios, queriam sempre o "pack completo", praia e piscina :)


No primeiro dia só queriam estar dentro de água, tanto na praia como na piscina (na das crianças, na dos adultos ao nosso colo), mas nos dias seguintes divertiam-se a entrar e a sair da piscina, as duas consecutivamente...





Num dos últimos dias fomos jantar a um restaurante italiano que ficava pertinho de onde estávamos, o Vila de Itália. Aconselho vivamente! A comida é muito boa (massas, pizzas, etc.), a decoração é simples e elegante, num mix rústico / contemporâneo e o atendimento é muito bom, feito por pessoas atenciosas e experientes. Foi também o primeiro restaurante onde vi à disposição dos clientes não só um fraldário como um redutor para a sanita, na casa de banho! É um pormenor tão simples mas que demonstra cuidado e atenção para com os clientes, um verdadeiro restaurante "babies friendly", e para nós que tirámos as fraldas às gémeas este verão, foi um detalhe que apreciámos muito!

Tirei a foto que mostro a seguir só por graça: até na mesa do restaurante o nosso número era o 2, nem de propósito!!


Mas claro que não foram umas "férias de sonho", feitas só de tudo o que é lindo e maravilhoso... Embora este blog seja, por um lado, um bloco de notas ecológico (porque é virtual e não de papel) onde registo boas memórias e anoto dicas úteis para aligeirar as rotinas e a logística de quem tem gémeos, é por outro lado, uma caixa de tesourinhos, bons e menos bons... Ou seja, partilho coisas bonitas e inspiradoras mas também os momentos menos fáceis e menos cor-de-rosa dos nossos dias - não é o típico blog que vos faz "viajar" e sonhar, mas antes rir e pensar que as outras pessoas têm vidas como as vossas. Assim sendo, aqui fica o lado "menos blogger" das nossas férias...


Muitas foram as birras que estas miúdas fizeram e que nos deixaram com os cabelos em pé! Por ser tudo novidade pensámos nós que ia correr tudo bem, mas afinal fizeram mais birras do que o normal, talvez por isso mesmo - por ser tudo novidade, tudo noutro sítio, e por muito que se tentem manter as rotinas, há coisas que têm de se adaptar à realidade das férias. Além dessas mudanças, também os pais estavam mesmo a precisar de férias, o que fazia com que a paciência se esgotasse mais depressa; felizmente, ao longo da semana as coisas foram correndo melhor pouco a pouco. Depois, há que pensar no tempo que os pais de filhos pequenos têm para descansar quando estão de férias com os filhos: QUASE NENHUM! Para conseguirmos aproveitar o dia, não podíamos dormir até querermos (poder, podíamos, mas não convinha levar as princesas para a praia à uma da tarde, por exemplo); depois, já na praia ou na piscina, tínhamos de as acompanhar nas brincadeiras e estar atentos a todos os movimentos (logo, o saldo de repouso continua a zeros); resumindo, só podíamos dormitar, ler ou, pura e simplesmente, não fazer nada durante as sestas delas. Mas claro, só depois de lavar a loiça do almoço e nunca as deixando dormir por muito tempo na esperança de que à noite se sentissem cansadas... Qual cansadas, qual quê! É incrível como os miúdos carregam as baterias com uma facilidade que a nós não nos assiste... "Ah e tal, o ar da praia cansa", pois cansa, mas não aos miúdos de certeza, só os pais é que ficam cansados!! Elas à noite queriam brincar, saltar e pular até tarde e nós KO. E sim, falei em lavar a loiça porque não estávamos alojados num hotel xpto com tudo incluído, logo tínhamos de cozinhar e lavar a loiça a não ser que fôssemos comer fora todos os dias... Mas mesmo com todas estas condicionantes e mais algumas de que provavelmente não me estou a lembrar agora, as nossas férias foram muito boas. Mesmo sendo a primeira vez que estivemos fora de casa tantos dias com as pequenas, pensámos em alguns pormenores e criámos estratégias que nos facilitaram a vida e pouparam tempo, pequenas coisas mas que fazem diferença, principalmente quando somos pais de gémeos! Dicas simples e eficazes que terei todo o gosto em partilhar numa outra altura ;)

Mas o mais importante nestas férias foi sem dúvida ver a curiosidade destas miúdas, a felicidade e a alegria imensa delas, até com as coisas mais simples, como por exemplo quando ouviam o sino que a senhora que vendia bolas de berlim na praia tocava ao passar e exclamavam "mãe, pai, está ali a senhora das coisas boas!" - são uns doces, as nossas filhas :) :)




E agora sim, embora com grande pena, despeço-me do verão...


Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

2 comentários:

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)