14 julho 2015

#5 Sabiam que. . .


... as mulheres mais altas têm mais probabilidade de terem gémeos?

Isto porque o fígado liberta uma proteína que estimula o crescimento dos ossos mais longos (IGF, um fator de crescimento semelhante à insulina). A presença de níveis mais altos de IGF resulta numa maior sensibilização dos ovários, o que aumenta a hipótese de ovulação e, consequentemente, a possibilidade de engravidar de gémeos. Quem descobriu isto foi Gary Steinman, médico do Long Island Jewish Medical Center, e segundo ele o IGF "rege o índice de gestações espontâneas de gémeos".

...

A probabilidade de ter gémeos pode ser maior para as mulheres altas, mas as mais baixas que não se iludam! Não querendo ser mazinha, mas... Eu sou baixa e tive gémeas na minha primeira gravidez, que foi planeada mas foi natural, não houve recurso a tratamentos. Assim, eu fui uma sortuda e "saiu-me o euromilhões" sem estar à espera (não fazia ideia sequer que a probabilidade de ter gémeos era maior para as mulheres mais altas mas também não me imaginava a ter gémeas...)! Posto isto penso: será que o meu organismo só assumiu a presença de um nível alto de IGF para o meu aparelho reprodutor e "esqueceu-se" de me atribuir a altura correspondente?? Quem sabe, eu podia ter sido uma top model e os meus 1,56 cm não deixaram! Ah ah ah!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)