27 junho 2015

Visita à Casa Fernando Pessoa


Em março fui visitar a Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique - Lisboa, com o grupo da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço e um grupo de alunos da escola secundária.




Esta visita fazia parte do programa da Comunidade de Leitores e foi uma tarde bem passada. Foi interessante ver, por exemplo, a máquina de escrever do escritório onde Fernando Pessoa trabalhou vários anos como tradutor e onde escreveu muitos dos seus textos, alguns objetos pessoais do poeta, o livro original da Mensagem e até uma representação de como ele tinha os seus textos "arquivados" numa arca de madeira...

 Máquina de escrever usada por Fernando Pessoa na Moitinho de Almeida & Cia.,
empresa onde trabalhou e que foi a representante da Coca-Cola quando esta começou a ser comercializada
em Lisboa. Pessoa criou um slogan para a bebida: a célebre frase "primeiro estranha-se, depois entranha-se"

 Mensagem - livro original

Reconstituição do quarto de Pessoa, onde o poeta guardava
numa arca de madeira inúmeros textos dos seus heterónimos,
sem nenhuma ordem ou organização

A cómoda onde foram escritos os poemas do Dia Triunfal, 8 de março de 1914
(esta cómoda é a única peça original presente no quarto)


Por ser uma visita guiada, pudemos ouvir muitos factos e curiosidades sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos, o que dá logo um interesse maior à visita - não fomos só ver a casa onde ele passou os últimos anos da sua vida, fomos ouvir e conhecer um pouco a sua história também.

No site da Casa Fernando Pessoa podem encontrar todas as informações necessárias para visitarem a casa e a biblioteca. Encontram ainda informações acerca de outros programas e eventos paralelos; há sugestões para adultos e crianças e também é possível fazer um percurso pessoano livre com passagem por vários pontos relacionados com o poeta. Ideias para um dia diferente e enriquecedor, seja a sós, a dois ou em família.

 Biblioteca da Casa Fernando Pessoa




Todas as fotografias foram tiradas com o meu smartphone, LG Máximo L5, à exceção da última imagem alusiva ao Roteiro Lugares, Trajectos e Afectos de Pessoa, o qual retirei do site da Casa Fernando Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)