13 junho 2015

#2 Sabiam que. . .

... 40% dos gémeos inventam as suas próprias línguas?


Isto acontece quando dois bebés brincam juntos e comunicam entre si com frequência, aprendendo a falar e desenvolvendo a linguagem em conjunto. É mais comum entre gémeos porque o ritmo do desenvolvimento é o mesmo e pela estreita relação entre eles, mas pode acontecer também entre outros bebés que não sejam gémeos e passem muito tempo juntos.
Estas "línguas inventadas" são chamadas línguas autónomas e consistem em palavras invertidas e onomatopeias (palavras ou sílabas que imitam sons); geralmente desaparecem quando as crianças aprendem a língua real.
...
A H e a B não inventaram uma língua delas, sempre falaram de uma forma próxima à nossa (digo próxima porque ainda há palavras difíceis de sair!), ainda assim noto que elas usam algumas palavras só delas ("petá" e "pite" são dois exemplos). Poderão ser palavras nossas que elas ainda não consigam dizer bem, mas acredito que sejam vocábulos criados por elas porque quando uma diz, a outra começa a repetir e, no caso do "petá", não tem nenhum contexto específico para o percebermos... Já o "pite", pensamos que talvez seja o nosso "psst", mas certezas não temos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)