30 dezembro 2014

Enxoval para gémeos #1


Quer se esteja grávida de apenas um bebé, de gémeos ou mais, há muita coisa para preparar até ao nascimento, uma delas é o enxoval do bebé. Quando se trata de fazer um enxoval não para um, mas para dois bebés o assunto pode causar algumas dúvidas, principalmente quando se é mãe de primeira viagem, como foi o meu caso... Por isso, resolvi dar uma pequena ajuda às futuras mamãs de gémeos e fazer uma check list para que tenham uma noção de tudo o que vão precisar e as quantidades.

Não se deixem levar pela ideia de que, por serem gémeos, têm de comprar tudo em quantidades enormes - é verdade que quase tudo é em dobro, mas lembrem-se que só depois dos vossos bebés nascerem é que os vão conhecer. Digo isto porque, mesmo com as ecografias, por vezes os médicos dizem-nos que são bebés grandes e depois são mais pequenos do que se esperava e o contrário também acontece, além de que nos primeiros tempos eles crescem muito rapidamente. Claro que, quando falamos de gémeos, o mais provável é serem bebés pequenos porque são dois bebés a dividir um espaço e também porque há a probabilidade de um nascimento prematuro. Se eles tiverem de passar algum tempo na incubadora, não vão estar vestidos, inicialmente ficam só com as fraldinhas, por isso vos digo que vale mais comprar o mínimo para a chegada dos bebés e depois, se houver necessidade, comprar mais coisas se for caso disso.

Outra dica que vos posso dar é acerca das chuchas, biberões, etc.: não comprem tudo da mesma marca nem dos mesmos materiais porque os bebés poderão não gostar ou adaptarem-se melhor a outros modelos e  / ou materiais (há bebés que preferem as tetinas e chuchas de látex / borracha, outros preferem de silicone). Quando estava grávida ofereceram-me dois biberões pequenos da Chicco, da gama Step Up, cujas tetinas eram de silicone; depois comprei outros dois da Philips Avent também com tetinas de silicone e dois da Nuk com tetinas de látex (comprei todos do tamanho maior, duram até hoje; os da Chicco quando deixaram de ser suficientes para a quantidade de leite que as minhas filhas bebiam passaram a ser só para a água). Quando os começámos a usar, fomos percebendo que as pequenas davam-se melhor com uns do que com outros, em diferentes fases, por isso iamos alternando à medida que ia sendo necessário. E acabámos por comprar mais dois biberões da Nuk, que sempre foram os mais usados cá em casa, embora substituindo primeiro as tetinas de látex por outras de silicone que a marca também tem e, mais recentemente, por uns bocais de silicone que são uma boa ajuda na transição do biberão para o copo de aprendizagem.

Como é um assunto algo extenso, vou dividir por tópicos, sendo o post de hoje dedicado às roupas que devem fazer parte do enxoval para gémeos. Tal como já sugeri, estas quantidades poderão ter de ser ajustadas consoante a necessidade, esta lista é meramente indicativa (eu própria tive de pedir que me comprassem mais um ou outro body e babygrow durante os seis dias que estive na maternidade, só tinha levado quatro para cada bebé).


Roupas

10 bodies de tamanho 00 (prematuro) - manga curta ou comprida consoante a estação do ano em que esteja previsto o nascimento dos bebés
10 bodies de tamanho 0 (recém-nascido)
10 babygrows de tamanho 00
10 babygrows de tamanho 0
6 Casaquinhos de tamanho 00
6 Casaquinhos de tamanho 0
4 calças interiores de tamanho 00
4 calças de tamanho 0 (se os bebés nascerem no inverno)
8 pares de meias
6 gorrinhos
4 mantas pequenas
2 mantas maiores para usar no carrinho de passeio
10 babetes (quantos mais melhor, mais tarde vão perceber!)
14 fraldas de pano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)